acidente-motociclista

Papo de motociclista: Tudo sobre acidentes com a moto para quem trabalha fazendo entrega

Ferramenta de trabalho e acidentes com a moto

Primordialmente, muitos trabalhadores foram demitidos durante a pandemia e buscaram em 2020, meios alternativos de atividades autônomas, entre elas realizar entregas através de empresas que buscam atingir esse objetivo. Sendo assim, diversos aplicativos surgem como uma oportunidade, ao oferecer um trabalho flexível e sem burocracia.

Nesse sentido a moto se tornou uma ferramenta de trabalho e existe a preocupação sobre o que fazer em casos de acidentes com a moto. Contudo, a grande questão são quais os direitos de indenização quando os entregadores sofrem acidentes com a moto. Acidentes com a moto são comuns. O que fazer em relação a isso? Quais as precauções tomar? O que fazer quando ocorre um acidente com terceiros?

Riscos e situações de acidente de trabalho 

Acima de tudo, existem muitas situações de risco, os entregadores são submetidos a diversos perigos, como acidentes, colisões, atropelamentos, além das condições das vias públicas precárias vividas diariamente durante o trabalho e jornadas exaustivas, além das ameaças de furtos e roubos a cada parada. Ainda assim, há acidentes que geram lesões permanentes e que podem vir a diminuir a capacidade locomotora ou definitiva de exercer o trabalho.

Dependendo unicamente de um planejamento próprio de remanejamento de trabalho e produtividade para o seu sustento, mais da metade dos motociclistas deixam de atender as expectativas das empresas de trabalho por não terem consciência de nenhuma garantia de seguro.

Para isso a Mobili apresenta algumas dicas de segurança e direção defensiva que podem evitar situações de perigo para condutores de motocicletas.

Direção defensiva para motociclistas diante os danos causados por pequenos acidentes na moto para quem trabalha fazendo entrega

Na hora da condução do veículo em vias públicas:

Fique atento a cada sinal de perigo a manutenção preventiva da sua moto e com a segurança de veículos que se aproximam com velocidade e a direção coletiva do trânsito. 

Ponto cego:

Para trocar de faixa ou fazer uma curva, não deixe de olhar para trás, além de olhar no retrovisor. Tenha a visão ampla da via em que está dirigindo e esteja atento ao que o retrovisor estará te mostrando. 

Mantenha a distância:

Exerça uma distância segura do veículo que está à sua frente. Caso haja uma frenagem brusca, você terá tempo de tomar alguma atitude para evitar acidentes. Não se esqueça que a moto cabe entre a distância de dois carros, mas isso não significa que você não deverá ficar na faixa. 

Se assegure das correntes de ar 

Se você ultrapassar um caminhão, carro, ônibus ou outra moto, aumente a concentração para não correr o risco de se desequilibrar. É surpreendente, mas se não houver equilíbrio na corrente, ela poderá te derrubar. 

O que fazer em casos de acidentes com a moto

Ainda assim, antes de decidir trabalhae como entregador, tenha consciência de que ainda que seja inexistente o vínculo empregatício, os aplicativos de entrega, devem ser responsabilizados pelos danos sofridos durante o desempenho da atividade laboral, de acordo com o Código Civil e que deverá aplicar a teoria do risco proveito, impondo a responsabilidade civil no caso de atividades econômicas que geram risco para o trabalhador e terceiros.

Entretanto, o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 927, adotou a teoria do risco-proveito, estatuindo em seu parágrafo único, na qual retrata que o contratante, ou seja, o aplicativo que estará empregado ou empresa, “Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem”. 

Ainda assim, para não ocorrer a dependência do resultado entre justiça em parte da ação dos aplicativos, é necessário que o condutor seja responsável pela sua segurança, segurança do trânsito e proteção da moto. A Mobili indica a procura de bons benefícios que obtenha a excelência em serviços para os associados motociclista e garantir comodidade e facilidade para proteger o seu veículo.

Proteção Veicular para Motos

Como escolher?

Atualmente, existem várias Associações de Proteção Veicular que oferecem uma boa cobertura, mesmo para motos de baixas cilindradas, e elas surgiram justamente para atender um público que costumava não ter opção até anos atrás. Ainda assim, a dica certeira é pesquisar, não tem segredo.

A Proteção Veicular para motos cobre roubo?

Sim! A cobertura é completa. Proteção total do seu veículo em todo o território nacional na ocorrência de acidentes, colisões, furto ou roubo, incêndio, fenômenos da natureza e contra terceiros.

Indenização a terceiros, como funciona?

Cobertura a proteção de danos de terceiros é muito importante para motociclistas. É uma questão recorrente para entregadores o medo de colidir e ter que pagar pelo concerto de outro veículo. Fique atento ao valor da cobertura e a necessidade de pagar participação.

Quais são as vantagens da Proteção Veicular para motos?

  1. Indenização no valor do bem em caso de perda total, roubo ou furto, protegendo o dinheiro investido;
  2. Cobertura de despesas de consertos em caso de acidentes;
  3. Indenização a terceiros;
  4. Assistência 24h, que engloba chaveiro, guincho, troca de pneus e até transporte domiciliar em caso de pane;
  5. Extensa rede credenciada de lojas de acessórios/reparos com descontos.

Proteção Veicular de motos na Mobili

  • Proteção total do seu veículo em todo o território nacional na ocorrência de acidentes, colisões, furto ou roubo, incêndio, fenômenos da natureza e contra terceiros.
  • Assistência 24h em todo território nacional. 
  • Reboque de 200km (100km ida e 100km volta).
  • Proteção para terceiros de R$ 15.000,00, sem participação obrigatória.

Faça uma simulação de quanto ficaria sua proteção veicular na Mobili: http://www.gomobili.com.br/simulacao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *