Alta do valor do combustível: Entenda os fatos responsáveis pela variação do valor do combustível

Confira mais informações sobre a variação na gasolina e como isso afeta o brasileiro 

Nos últimos anos, a alta do preço da gasolina no Brasil foi significativa para o mercado automobilístico e para os condutores. Até abril deste ano, o aumento do valor da gasolina sofreu alteração seis vezes. Consequentemente, a baixa no valor do real e na alta do dólar. Mas afinal, como podemos adquirir informações sobre a variação do valor do combustível? Como isso afeta a economia e o dia a dia do brasileiro?

A Mobili apresenta algumas dicas sobre como estar atento com o seu veículo e com as informações sobre a alta de combustível das empresas. 

A alta do combustível no Brasil

Para poder te explicar corretamente como é feito o crescimento do valor do combustível no país, começamos com ideia da combinação do alto valor do dólar e do aumento da cotação internacional do petróleo.

Desta forma, a moeda influência na variação do preço porque a Petrobrás, a partir do ano de 2017, baseia o valor do barril do petróleo na moeda norte-americana e isso refaz diariamente o ajuste no valor da gasolina no Brasil.

Sendo assim, quando o dólar está alto, o preço do combustível também aumenta. O mesmo ocorre com o álcool, que também sofre impactos, já que seria a segunda opção de combustível depois da gasolina. 

Entenda os fatores responsáveis pela alta do valor do combustível 

A matéria-prima brasileira que está ligada diretamente com a variação do dólar no Brasil é claro que é o petróleo, mas o preço pode oscilar com base em alguns fatores como o lucro das distribuidoras e postos de gasolinas, o custo dos impostos estaduais e federais, o custo da produção e do lucro da Petrobrás e claro, no custo dos produtos que são adicionados à gasolina.  

O valor do combustível hoje pode aumentar?

Apesar do valor atual do dólar se concentrar em R$5,69, O Banco Federal Reserve (Fed), garantiu no início de 2021, que as taxas de juros de combustíveis no país permaneçam estáveis.

Entretanto, a pandemia está ocasionando o aumento do dólar diariamente. Com mais esse reajuste, o diesel e a gasolina já acumulam alta de, respectivamente, 27,5% e 34,8% em 2021.

De acordo com pesquisa semanal da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos postos, a gasolina está 5,8% mais cara desde a primeira semana do ano.  

Fique atento a variação do valor do combustível em 2021

Este ano, o atual presidente Jair Messias Bolsonaro, procurou atualizar o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – que iria zerar por dois meses, a partir de 1º de março, os impostos federais no diesel.

Entretanto, os postos deverão exibir informações como preço de referência para cobrança do ICMS, valor do PIS/Cofins e valor da Cide, além de valor médio regional dos produtos. Todos esses dados deverão ser expostos em todos os postos para os clientes e condutores. 


Sendo assim, fique atento a variação econômica e a alta dos preços de combustíveis. Mantenha sempre seu carro em boas condições, isento de possíveis danos e conte com a assistência da sua proteção veicular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *