Comunicação assertiva

Passivo, agressivo ou assertivo? Entenda a diferença de obter uma boa comunicação estratégica para as suas vendas

Ser receptivo com os seus contatos e clientes é requisito básico para obter boas vendas e para se tornar um profissional de sucesso. Ter uma comunicação assertiva se caracteriza na capacidade de um consultor ou vendedor demonstrar a sua habilidade de inteligência social, de ser prestativo e disponível para colaborar com as pessoas e repassar, sempre que possível, informações essenciais para quem precisar. 

Sendo assim, a Mobili te conta hoje a importância de obter uma comunicação assertiva e te ajuda a compreender a diferença entre a comunicação agressiva e passiva, te ensinando como aplicar no seu dia a dia e no processo das suas vendas. 

Comunicação assertiva: O que é?

A comunicação assertiva se caracteriza pela capacidade e habilidade de se expressar, ouvir e saber opinar com empatia e firmeza. Procurar se colocar no lugar do outro, respeitando o espaço, buscando compreender aquele momento ocorrido, de modo verbal e não verbal e compreendendo o valor das pessoas, dos seus comportamentos, evitando julgamentos e ofensas à terceiros.  

Ser uma pessoa que pratica a comunicação assertiva se baseia em praticar algumas ações com afinidade. Saber identificar sentimentos e gestos, escolher ouvir e falar em momentos apropriados, fazer críticas ou comentários construtivos que possam beneficiar ou aconselhar devidamente. 

Como praticar a comunicação assertiva

Durante uma venda ou consultoria, busque obter em seu cliente a autoconsciência e saber conhecer suas forças e fraquezas, para proporcionar a melhor opção do seu produto e tentar entrar em um acordo que seja excelente para ambos. Para as empresas, é importante contar com um profissional que desenvolva uma boa capacidade de assertividade na comunicação. Por isso, ouça sempre com atenção o que o seu contato tem a dizer e procure não interrompê-lo durante o processo de tirar dúvidas. 

Sendo assim, durante a busca de novos clientes, tenha em mente que a automotivação é importante para si mesmo. Crie o hábito de sempre procurar oportunidades de forma não invasiva. Uma dica Mobili é buscar fazer o que disser durante o processo de venda. Tenha em mente que a sua palavra faz parte da sua postura profissional como consultor. 

Comunicação passiva e agressiva

Assim, ser isento de informações, carisma e empatia com o outro são, inicialmente, características básicas de consultores que usam o esquema de comunicação passivo-agressivo como ferramenta de trabalho e método de interação com seus contatos.

Permanecer e propagar esse tipo de comportamento pode gerar baixa produtividade nos seus planejamentos de vendas. 

São características de um consultor passivo-agressivo: 

  • pensa que outro deveria saber como você se sente
  • por não falar no momento certo, pondera pensamentos, nutri e mantém sentimentos de mágoa, irritação e vingança
  • às vezes se cala, reprimindo sentimentos esse vitimizando; explode, sendo impulsivo ou raivoso, agressivo
  • usa a ironia e a sutileza para agredir; culpa e pune indiretamente
  • briga verbal ou fisicamente; perde a razão com frequência; responde “sem pensar”, sem considerar consequências; desrespeita o direito das outras pessoas
  • decide pelos outros, tenta controlar ou ameaça
  • diz “não” de modo seco, frio, sem empatia
  • Concorda com tudo, não se posiciona, não decide algo ou deixa de exercer sua autonomia dentro da relação; Ou seja, a pessoas desrespeita seus próprios direitos

Desse modo, procure sempre estar e ser passível de informações sobre técnicas de aperfeiçoamento na sua área, buscando ser gentil com os seus contatos. Não se esqueça que a sua ampla rede de contatos irá depender no seu processo de vendas e boa receptividade em todos os momentos. E conte com a Mobili para aprender mais sobre como ser um consultor de sucesso. 

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