Missão de um consultor de vendas

Saiba a importância de um consultor de vendas para o cliente e sua compra

Um consultor de vendas é a pessoa encarregada em realizar o acompanhamento do cliente durante o processo de compra do produto que oferece. Ele terá uma visão conhecida sobre o assunto e irá focar no problema do contato. Dessa forma, a Mobili te explica aqui a necessidade de um consultor de vendas para o mercado, empresa e cliente e te conta a importância de um produto passar pelas mãos desses especialistas. 

Consultor de vendas: O que fazem?

Este profissional é responsável por fazer o atendimento do contato ou futuro cliente durante o processo de vendas. É o consultor que qualifica, apresenta, negocia, tira dúvidas e presta assistência. Esse papel é prestado até antes e depois de um fechamento de vendas. E é significativo principalmente para entender a demanda, realidade ou necessidade de cada cliente. 

Por exemplo, um consultor de proteção veicular  presta consultoria e demonstra a diferença e importância de ser um novo associado e os benefícios que o veículo terá. Além disso, tira dúvidas sobre assistência e busca apresentar alternativas e acordos que se adequem para cada cliente. Aqui um consultor também busca ser referência na sua área profissional. 

Diferença de um vendedor para um consultor de vendas

Neste caso, explicaremos a diferença exata de um vendedor para um consultor de vendas. O vendedor se qualifica como aquele que busca vender, de maneira rápida, o produto de forma quantitativa. Isso, por muitas vezes, faz com que a escolha da venda por qualidade não seja prioridade. 

Já o consultor de vendas busca conhecer o contato em diversas áreas. Procura saber mais sobre a necessidade, valor de custo e até mesmo sobre os gostos pessoais do cliente. Essa pesquisa costuma direcionar o consultor em vendas específicas e com grande sucesso. Além disso, faz com que o consultor se especialize, se torne referência e prospera a sua carreira profissional. 

Importância do consultor para os clientes

Quando falamos sobre consultor de vendas para um possível cliente, esperamos que entenda que toda assistência em sua compra será feita. Um bom consultor é importante para um cliente pois, é a partir dos conhecimentos que ele obtém do produto, que poderá prestar auxílio para o contato e indicar a melhor opção. 

Será o consultor que irá garantir ao contato a qualidade do produto e irá demonstrar, com convicção, porque aderi-lo. O cliente deverá estar sempre confiante para buscar auxílios em seu consultor caso necessite saber mais informações ou estar confortável para buscar a melhor opção para si mesmo de acordo com as suas demandas. 

Você pode conferir aqui no Blog da Mobili dicas diversas de como ser um bom consultor. Você encontra sugestões de como conhecer mais sobre os seus negócios, produtos e clientes. Confira também técnicas de comunicação assertiva para consultores iniciantes ou profissionais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *