Cuidados com o seu carro no inverno

Clima com baixas temperaturas pede atenção redobrada com a manutenção preventiva dos veículos. 

No dia 21 de junho damos início ao Inverno no país e em algumas regiões brasileiras, como o sudeste e o sul do Brasil, as temperaturas costumam cair rapidamente. O que muitos condutores não sabem é que esse clima pode danificar o bom funcionamento do veículo e ocasionar idas às assistências mecânicas com frequência. Sendo assim, a Mobili te conta sobre alguns cuidados com o seu carro no inverno que você poderá adquirir até a primavera. 

Dicas de cuidados com o seu carro no inverno 

Bateria

Quando o seu carro passa por situações na qual a baixa temperatura prevalece, o óleo lubrificante do motor tende a dilatar com mais dificuldade, fazendo com que fique um pouco mais pastoso. Essa situação gera uma exigência maior do funcionamento da bateria e dificulta a partida do carro. Isso fará com que a bateria acabe mais rápido. Uma dica Mobili é sempre realizar a manutenção preventiva e periódica da bateria do seu veículo e sempre que possível, evitar dar partida com o rádio ou faróis ligados. 

Tanquinho

Essa dica vai especialmente para condutores de veículos que são abastecidos com etanol! No frio o motor do veículo demora para esquentar e, respectivamente, dar partida. Isso se dá devido ao poder  calorífico do etanol, que é menor do que o da gasolina.

Funcionando apenas quando a temperatura está abaixo dos 15º, o tanquinho entra aqui para dar a opção do carro estar em função também com um reservatório de gasolina, que está devidamente localizado próximo ao motor.

Por isso, é necessário sempre realizar a limpeza deste e recarregar com gasolina premium, que tem maior durabilidade e mais octanagem.

Pneus

Esteja atento à calibragem dos pneus do seu veículo em dias de baixas temperaturas é uma dica valiosa! Durante esse período, as pistas costumam ficar mais escorregadias devido às geadas ou chuvas, por isso, o ideal é realizar a calibragem quando eles estiverem frios, ou seja, quando estiverem pouco rodados. Não se esqueça de calibrá-los corretamente, isso evita o desgaste e melhora o consumo do combustível do veículo.  

Fluido do radiador

Assim, aqui a nossa dica é sempre que possível inserir o líquido correto no radiador (50% água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol). Esse líquido injetado altera o ponto de ebulição e congelamento da água, o que evita que ela ferva ou congele.

Portanto, esteja sempre atento ao funcionamento do seu veículo e busque conferir os itens de funcionamento. Caso ache necessário ou encontre alguma falha, procure o meu mecânico profissional quando precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *