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Empreender não sai de moda: porque ter seu próprio negócio?

A Mobili te conta o que é preciso saber antes de empreender

Trabalhar de forma autônoma está entre as maiores vontades de milhões de brasileiros nos últimos anos. Ter a oportunidade ou necessidade de criar um padrão e rotina de trabalho é uma tendência que já havia sido percebida no ano passado. Entretanto, para começar a ser um excelente empreendedor, é necessário focar em algumas questões, como ter planejamento, dedicação, persistência e claro, o estudo pelo desenvolvimento de características importantes para quem pretende se inserir no mercado e entender o porquê empreender não sai de moda. 

Conheça alguns recursos para ter uma boa carreira como empreendedor

Saber tomar decisões, ser organizado e conhecer o mercado que estará atuando, poderá te dar um maior direcionamento sobre como não correr grandes riscos e saber ter persistência no material que você estará investindo e apresentando. 

Tenha iniciativa 

Estruturar o seu negócio: esse é o primeiro ponto importante para se ter iniciativa no seu empreendorismo. Começar colocando em prática o seu plano é um grande passo. Ter coragem para criar oportunidades melhores de venda e investimento é não estar a mercê de esperar soluções de terceiros. Haja por conta própria e planeje os seus passos, seja já apresentando o primeiro serviço, o seu produto ou atendendo a necessidade de um consumidor ou de um local. Tente ser proativo com as suas listas de hipóteses de vendas e esteja sempre em busca de possibilidades para expandir os seus negócios. Entre em contato com pessoas ou empresas que você sabe que querem estar no mesmo nível ou até maior, que o seu objetivo.  

Seja curioso 

Aquela pessoa que quer empreender é essencialmente, alguém com sede de informações e conhecimentos. Esteja sempre em busca de novidades na sua área de atuação e com os seus concorrentes. Fique sempre atento às oportunidades que estarão a sua volta, leia notícias sobre o mercado, e caso você integre a equipe de uma empresa, procure aprender mais sobre ela todos os dias, leia e observe o comportamento da equipe e os métodos de vendas. Se necessário, busque ajuda de dentro e esteja sempre apto para conhecer melhor os fundamentos da instituição. 

Tenha coragem de ser assertivo

Ser empreendedor é saber que irá tomar decisões todos os dias e que para isso, é necessário ter segurança nas suas ações. A sua própria decisão de estar ativo no negócio ou na empresa, já é um tipo de segmento para ser assertivo. Ter essas ações é consequência desenvolvida pela curiosidade. Além disso, estar atualizado sobre o seu objetivo e ter um plano de estratégia, ajuda bastante a pessoa fazer escolhas de maneira equilibrada e consciente. 

Cuide-se para não correr riscos 

Saber empreender é entender como arriscar, avaliar, avançar e na maioria das vezes, saber quando recuar nas suas decisões. Em boa parte desses processos, é essencial que as vezes o empreendedor corra riscos de maneira inteligente, mas sempre tendo noção das perdas ocorridas. Por isso, é imprescindível buscar reduzir as chances de erro e aceitar os desafios encontrados, visando, apesar dos riscos, as chances de obter um bom sucesso. Sendo assim, o empreendedor tem que estar disponível para fazer de tudo para ter êxito e não deixar estar submisso ao fracasso.

Empreender não sai de moda se houver comprometimento 

Ser um empreendedor é ter carinho e paixão pelo negócio que está seguindo, estar sempre se dedicando, sendo presente e fazendo parte de todos os acontecimentos sobre o seu produto. Isso é claro, desenvolve um desempenho pessoal para que sempre haja equilíbrio com o restante da equipe. Saber trabalhar em equipe é ter também comprometimento com a ajuda que o outro poderá te dar. Saber atuar em conjunto é estar confiante de saber oferecer o melhor para os seus clientes. 

Estabeleça suas metas e resultados

Um empreendedor de sucesso tem organização, planejamento e conhece sua empresa para colocar metas e resultados. Portanto, os objetivos são claros e definidos para curto e longo prazo. Toda a equipe tem contato com esses planos e é motivada a perseguir o caminho. Dessa forma, os objetivos traçados precisam ser desafiantes, mas sempre conectados com a realidade da empresa. A ideia é que esses números reflitam o desenvolvimento do empreendimento.

Pratique sua comunicação e a sua persuasão

Esteja consciente que qualquer empreendedor é um vendedor ativo. É preciso saber convencer as pessoas sobre a importância e necessidade do seu trabalho, do seu produto e como ele poderá agregar na vida do consumidor. Além disso, o bom empreendedor também precisará manter contato com investidores, compradores, empresários, fornecedores e investidores de áreas diversas ou em comum. 

Saiba delegar

É praticamente impossível fazer tudo isso por conta própria. Por isso, foque no que você é realmente bom e delegue a outras pessoas as demais tarefas. Portanto, encontrar colaboradores talentosos  para trabalhar ao seu lado é um passo essencial para o sucesso.

Por último, tenha e pratique a sua autoconfiança

Seja sempre o primeiro a acreditar no seu sucesso e nos seus objetivos. Contudo, você poderá convencer cada vez mais colaboradores e clientes de que o seu produto ou serviço oferecido é essencial. Nesse sentido, não se esqueça, você será capaz de motivar novos mercados e possíveis novos empreendedores. 

Veja as 5 vantagens de empreender:

  1. Conseguir a auto realização
  2. Alcançar sonhos e objetivos
  3. Ter autonomia; se sentir livre para decidir (trabalho, tempo com a família)
  4. Transmitir valores; gerar emprego e renda
  5. Aprender com seus erros

Veja as 5 desvantagens de empreender:

  1. Tudo depende de você, não consegue realizar tudo; não tem mão de obra especializada
  2. Insegurança financeira
  3. Ansiedade, estresse; peso da responsabilidade; não dormir tranquilamente; não cuidar da saúde
  4. Insegurança no negócio
  5. Correr riscos

Os 6 perfis de empreendedores:

  1. O fazedor, que é sociável e gosta de ter ajuda por perto
  2. O oportunista, que é desapegado e o mais adaptável
  3. O realizador, totalmente comprometido com o negócio
  4. O sonhador, empreendedor por vocação, que segue o que gosta
  5. O tradicional, faz tudo dentro da rotina
  6. O acomodado, que não é muito comprometido com o negócio

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