Envelopamento do carro

O envelopamento do carro ajuda a evitar riscos na pintura? Entenda as vantagens e desvantagens.

Quem não adora as tecnologias automobilísticas e os designs dos veículos, não é mesmo? Um grande investimento que vem crescendo atualmente é o envelopamento do carro. Conhecido também como plotagem do veículo, a manutenção requer autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado responsável. Dessa forma, a Mobili te conta hoje, os benefícios, custos e possíveis danos que o envelopamento pode trazer para o seu carro. 

Envelopamento: O que é?

Essa colocação consiste na aplicação exata de uma fina camada adesiva, que possui cores diferentes como metálicas, foscas, peroladas ou personalizadas, no veículo. Essa aplicação é feita somente em oficinas ou profissionais responsáveis. 

Apesar do design inovador, o Detran requer que, caso o proprietário ou condutor queira realizar a manutenção, que poderá ser feita até mesmo durante a manutenção preventiva, é necessário a solicitação online da troca da cor do veículo. 

Vantagens e desvantagens do envelopamento do carro

Dentre suas vantagens estão, ainda de acordo com o Detran, uma grande economia na restauração ou nova pintura no veículo. No envelopamento, é utilizado uma película ou adesivamento. Ela garante a proteção contra a incidência de raios ultravioletas, poeira e maresia. 

O tempo de instalação e preço também podem ser considerados uma grande vantagem para o condutor. Em média, a instalação demora até três dias, diferente da pintura do veículo, que pode permanecer na oficina por duas semanas. Entretanto, algumas oficinas especializadas podem cobrar o valor de acordo com a necessidade e design do proprietário. A escolha da instalação da película pode ser feita em partes ou pelo carro completo. Geralmente a faixa está em torno de R$ 300,00 a R$ 3.500,00 

Entretanto, podemos citar sobre a durabilidade, algumas cores têm vida útil maior e outras bem menos. Neste caso a desvantagem é presente. Por exemplo, na plotagem preta e branca, a duração pode ultrapassar os 12 anos de garantia, mas em cores metálicas e quentes, podem durar menos de sete anos. 

O que diz o Contran sobre o envelopamento do carro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) descreve, na Resolução 292, as condições para que o envelopamento de carros seja considerado legal. No art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento. Além disso, serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas.

Solicitação da plotagem de acordo com o Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) indica aos proprietários dos veículos o requerimento no site. Por lá é possível conferir as orientações que solicitam os documentos como o do condutor, do veículo e o passo a passo para o preenchimento da ficha de cadastro e agendamento da vistoria. 

No site o dono do veículo encontra outras informações como as mudanças acumulativas, ou seja, quando o Detran permite que ocorra a mudança ou alteração das características em um único processo e pagamento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *