Freio do carro

Conheça 3 sinais de que o freio do seu veículo vai dar problema

Que o freio é um dos principais itens de segurança de um veículo você já sabe. Mas como condutor, você conseguiria identificar como evitar com que o freio não falhe quando precisar? A Mobili te conta hoje como reconhecer quatro falhas no freio do seu carro e como saber a hora de fazer a manutenção preventiva do seu veículo. 

Freios: Saiba sua função e seus modelos

Cada veículo possui um sistema de frenagem e esse processo é único, de acordo com o processo de comunicação do freio com as rodas. Dessa forma, existem alguns modelos diferentes e a Mobili te explica como funciona cada um deles. 

Freio ABS

O freio ABS, conhecido como Anti-lock Braking System, é um sistema obrigatório nos veículos fabricados no Brasil desde 2014. Isso porque o sistema funciona como um anti-travamento, impedindo a derrapagem das rodas na pista. Ele funciona de acordo com a ligação de sensores instalados nas rodas com a central eletrônica do veículo. 

EBD

O Electronic Brake Distribution distribui a força de frenagem e trabalha com o sistema ABS, dividindo a pressão entre os eixos dianteiro e traseiro. Dessa forma, ele atua como um complemento ao ABS contribuindo para uma maior estabilidade do veículo.

ESC

A fim de diminuir acidentes graves, o ESC funciona impedindo, principalmente, o capotamento de veículos. Além disso, trabalha corrigindo a trajetória das frenagens, curvas e desvios. Esse item faz com que a unidade de comando no centro do veículo identifique variações de direção, atuando em maior segurança. 

Como identificar problemas no freio do seu veículo

O mal funcionamento do freio geralmente envolve o sistema de frenagem, que identifica algum problema, seja ele pelo fluido, mecanismo ou conjunto. Dessa forma, é possível reconhecer esses impedimentos de acordo com o barulho ou ruídos estranhos do item. 

Carro puxando

O carro que puxa para um lado quando ocorre a frenagem do condutor, significa o desequilíbrio no conjunto veículo. Isso ocorre quando o freio de uma das rodas atua com maior ou menor intensidade que o das demais. 

Verifique se os pistões engripados estão sujos ou se há problemas nas pinças. Discos empenados também podem ocasionar essa “puxada”. 

Trepidação no pedal

Carros equipados com ABS, ao pisar forte no pedal, a trepidação é normal. Isso só demonstra que o sistema antitravamento está em bom funcionamento. Entretanto, se o condutor sente a trepidação em frenagens normais e suaves, pode ser que o freio do veículo irá gerar um problema. 

Essa vibração significa que os discos ou tambores podem estar empenados, ou seja, houve o desgaste do freio. 

Nível do Fluido

O fluido do tem duas funções principais. Ele atua na linha hidráulica e aciona as pastilhas de freio para fazer o carro frear, além de lubrificar o sistema e evitar a corrosão das peças. Dessa forma, se a luz do freio do painel estiver acesa e indicar que o nível do fluido está baixo, jamais se complete. O lubrificante deve ser totalmente trocado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *