Você sabe como lidar com as imposições dos seus clientes?

Aprenda a lidar com clientes que não estão satisfeitos e os faça mudar de ideia encontrando a melhor saída.

Para um consultor construir boas relações com os seus clientes, demanda tempo e técnica. É necessário aprender a ter uma comunicação assertiva, sendo gentil, receptivo e didático. Mas ainda assim, existem contatos que passam por impedimentos, seja durante a compra do produto ou com a empresa. E saber sair dessas situações requer profissionalismo e comprometimento. Dessa forma, a Mobili te mostra hoje como lidar com as imposições dos seus clientes. 

As imposições dos seus clientes afetam o seu planejamento de vendas?

Apesar de uma boa estruturação no planejamento de vendas, nem sempre o consultor terá uma resposta agradável de uma venda. Isso poderá se dar pelo envolvimento do contato durante a compra do produto, pela disposição que o consultor estará para venda, entre outros fatores. 

A questão é quando isso acontece diariamente. Se isso ocorrer, é essencial que você esteja ciente de todos os problemas que estejam afetando o seu desenvolvimento profissional. 

Dessa forma, imposições se caracterizam como situações que anulam ou impedem o avanço de um acontecimento. Neste caso, da venda. Por isso, confira como identificar imposições e a resolvê-las.

Imposições dos seus clientes: Como identificar?

Não basta apenas dar atenção para o seu cliente apenas quando lhe convém. Se dedicar vai além de sempre enviar conteúdos legais do produto ou procurar contatos próximos como futuros clientes. 

É importante criar uma rede de confiança através do diálogo. Será se comunicando de maneira assertiva que você conseguirá levar as imposições ou até mesmo reclamações, como um crescimento profissional . 

Problemas estruturais.

Os problemas estruturais são partes que necessitam de uma atenção maior. Em muitos casos isso se dá, principalmente, por causa do atendimento do consultor para com o cliente. Esse processo do andamento da compra do produto é importante estar sempre atento. 

É importante melhorar o relacionamento do cliente com a empresa. Saber ouvir, buscar a perspectiva de quem compra, o que pode melhorar ou o que está bom, é um feedback direto do que o cliente gostou no produto.

E se eu ignorar as imposições?

Ignorar reclamações resulta na má reputação atribuída para a empresa, ou seja, ignorar os problemas ou reclamações não é uma opção. É necessário saber identificar  quais são as maiores reclamações que os clientes têm em comum. 

Estar disponível para compreender os ocorridos também é um meio para saber resolver a constância de impedimentos. Principalmente para buscar alternativas de como fazer isso não se perpetuar. Quando você ignora você retrocede no seu desenvolvimento profissional. 

Afinal, como resolver os impedimentos?

De maneira direta, antecipe-se às reclamações. Realize o pré-venda e pós-venda ativo, indo atrás da opinião do cliente sobre o atendimento, mantendo-se presente mesmo após a finalização da compra do produto. Fazer isso é o resultado de uma pesquisa de satisfação, de trabalho de campo.

Busque aplicar a linguagem humanizada com o cliente. Seja amigável e compreensivo durante o processo de perguntas ou dúvidas antes, durante e depois do fechamento de compra.

Outro fator é resolver a ação interna. Procure realizar cursos, leituras e atividades que te ajudem a criar interação como consultor. Saiba se identificar com a proposta ou a ideologia da empresa.  

Por último e não menos importante, saiba reconhecer falhas. Isso coloca você e o seu produto em posicionamento de aprendizagem e favorece muito, no seu crescimento do mercado.

Não se esqueça que imposições são normais, mas são elas que irão te ajudar a  identificar falhas nos processos e permitir converter a insatisfação em fidelidade ao seu produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *