Manutenção do veículo

Saiba como fazer a manutenção preventiva do seu veículo!

Esteja atento a alguns itens básicas de manutenção do seu veículo

Que a Mobili preza pela proteção veícular, você já sabe. Mas nossa equipe separou alguns itens de cuidados básicos que você mesmo pode ter para a manutenção preventiva do seu veículo mensalmente e garantir maior segurança durante seu dia a dia. É sempre importante acompanhar o funcionamento do seu veículo e com uma atenção redobrada aos itens que necessitam de trocas constantes. O principal motivo é que se não houver cuidado com esses componentes em boas condições, no futuro poderá ter problemas mecânicos graves. 

Nesse sentido, vamos supor que você saia para fazer uma longa viagem ou que hoje precisará do seu veículo para enfrentar uma longa rota para o trabalho. Você está seguro de que o seu veículo não te deixará na mão? Você tem todos os itens necessários para fazer uma manutenção básica sozinho?

Em primeiro lugar, antes de você saber sobre quais cuidados tomar, é importante identificar a necessidade do seu veículo. A maior parte dos veículos da população, integram uma tabela de carros populares, sendo assim, sempre certifique o manual, porque esse tipo de documento traz todas as informações necessárias que irão determinar as especificações dos produtos que deverão ser utilizados naquele modelo. 

Reconheça a necessidade de manutenção do seu veículo

Para o seu carro

O carro é a maior parcela de veículos utilizados no mundo, seja para trabalhar, a passeios ou viajar. Por isso, esteja atento aos sinais que seu veículo emitir e verifique os componentes antes de sair de casa. Não é confortável sair de casa para trabalhar com o carro e no meio do caminho, no trânsito e se deparar com o seu motor parando de funcionar, não é mesmo? Além disso, para quem não tem assistência 24 horas ou proteção veicular, vai ser difícil resolver o problema rapidamente 

Sistema de arrefecimento

Esteja atento ao sistema de arrefecimento. Cuidado com o abastecimento de água em postos de gasolina. Normalmente os frentistas adicionam aditivos de maneira incorreta. Ou seja, sempre verifique o nível de água no reservatório. 

Troca de óleo

Faça a troca do óleo do carro sempre que necessário ou indicado. Verifique o nível de lubrificação através da vareta medidora de óleo. Sempre realize a manutenção do óleo com o motor frio e em uma superfície plana. 

Atente-se a bateria

É recomendável o teste regularmente do sistema de carga e partida, da bateria, alternador e motor de partida. Esteja sempre atento à limpeza dos cabos. 

Atenção aos pneus

Preste sempre atenção ao desgaste dos pneus. Se o centro da roda estiver gasto, eventualmente significa que a pressão ao calibrar está sendo maior que a recomendada pelos fabricantes. Caso o desgaste seja maior nas laterais, fique atento(a) à pressão abaixo do indicado. Agora, se notar desgaste na área interna do pneu, o alinhamento da suspensão deverá ser observado. 

Para motos

Para os apaixonados por motos, não é preciso ter conhecimento de mecânico profissional para reconhecer a necessidade do seu veículo, mesmo assim, os motociclistas devem saber basicamente sobre as peças e entender como elas funcionam e se encaixam. Por isso, temos 3 dicas de sistemas principais para você:

Preste atenção aos pneus.

Parece bobo, mas é de extrema importância fazer a checagem dos pneus pelo menos a cada 15 dias. Verifique se há objetos presos, pequenos furos ou desgaste em excesso. Faça a calibragem e mantenha sempre os pneus cheios. 

Freios

Por ser um dos sistemas mais importantes de qualquer veículo, eles deverão ser os primeiros a receber maior atenção na parte mecânica. Esteja sempre atento as pastilhas de freios, se elas estiverem finas, faça a troca da peça. 

Se atente ao funcionamento das correntes

Verifique se a corrente está com uma boa lubrificação. Uma dica é conferir em maior período em tempos frios, a cada 500 km. Mas para os dias de chuva ou dias de calor excessivo, é recomendável lubrifica-las antes de sair de casa, isso irá evitar a folga ou desgaste dela.

Para vans

A Mobili recomenda fazer a manutenção de vans de maneira completa a cada 10 mil quilômetros percorridos ou de seis em seis meses. 

Certifique os cintos de segurança

Em especial para vans que fazem o trabalho de locomoção de crianças para o ambiente escolar diariamente, os cintos de segurança podem ser desgastados muito rapidamente.

Contudo, a capinha de encaixar o cinto, pode sair com o tempo, deixando os ferros expostos. Se isso acontecer, certifique-se que elas estão encaixando ou procure a manutenção mecânica de sua confiança.

Tapeçaria

Os tapetes das vans ficam sujos constantemente pela frequência do maior número de passageiros ao longo das viagens. Você mesmo em casa pode limpá-lo, mas se notar algo estranho como o desgaste excessivo rapidamente ou furos, leve a um tapeceiro. 

Esteja atento ao filtro de combustível

O filtro tem o objetivo de filtrar as impurezas do diesel que entra na van, por isso, quando ele está sujo, o desempenho do veículo muda, o que pode acarretar em barulho excessivo na hora de dar partida ou dificuldade para ligar.

Para caminhões

Por passar muito tempo na estrada, é essencial a manutenção preventiva para os caminhões de transporte de trabalho. Estar atento aos sinais do seu veículo diminui os gastos no meio da estrada e faz com que sua viagem seja tranquila e sem preocupações. 

Esteja atento as suspensões

É necessário que haja a checagem de todo sistema de suspensão, desde as molas, as bandejas, a lubrificação dos pinos, buchas, parafusos, grampos, entre outros. Verifique também as mangueiras e válvulas, se for o caso de um caminhão com suspensão pneumática. 

Quinta roda

A quinta roda deve ser conferida nos caminhões tratores. É de extrema importância a  limpeza da graxa antiga e sua substituição, além da verificação de folgas em seus componentes.

Confira o módulo de injeção

Caso o caminhão contenha injeção eletrônica, é necessário a atualização do software do módulo de injeção. Também é recomendado um diagnóstico regular para avaliar todos os componentes da injeção.

Assim, a realização da manutenção preventiva nos veículos é essencial para a praticidade do condutor no dia a dia e na eficácia durante o uso. Além disso, o condutor que mantém o veículo regulamentado ajuda no bom funcionamento do trânsito e sofre menos consequências no bolso. Caso prefira, estabeleça contato com um consultor de proteção veícular 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *