modelo de negocio

Modelo de Negócios, entenda melhor sobre o assunto

Conheça os principais fundamentos desse novo método de criação e como conseguir traçar as suas metas.

A princípio, podemos dar início a esse papo explicando melhor o que é e como funciona o Modelo de Negócio. Antes de mais nada, entenda que este método consiste na lógica de criação, entrega e captura. A melhor e mais fácil definição é que este modelo é a maneira de colocar no papel a sua criação ou sua ideia. Primordialmente para dar inicio a uma empresa ou projeto, ele é o fator base para mostrar como um empreendedor pode gerar e entregar valor . O modelo de negócio é um documento simples, replicável e visual sobre como seu negócio gera e entrega valor. Por isso hoje, a Mobili te explica como dar início ao seu próprio projeto da melhor forma sem medo de investir. 

O que é Modelo de Negócio? 

Geralmente essa função é algo que diversas empresas e corporações podem atingir ou ter o mesmo objetivo que o seu. Para diferenciar e se destacar, siga algumas dicas como: ter a oportunidade de inovar, se diferenciar, conquistar clientes, reduzir custos e gerar receitas. Afinal, o modelo de negócios irá ajudar e conduzir através da organização. Os empreendedores iniciantes terão noção de direcionamento da empresa no mercado de vendas. 

Entenda a diferença de plano e modelo de negócio 

O plano de negócio é a ação ou criação de um documento que contenha mais detalhes. Relatando e especificando as áreas contábeis, jurídicas e processuais da empresa ou projeto que estará atuando. Ou seja, a formação do seu plano é única. Nele você terá que detalhar o produto ou serviço que oferece a projeção financeira, informações sobre o que ocorre na empresa, os tipos de concorrentes e o público que você pretende alcançar. Diferente do modelo de negócio, o plano de negócio é mais aprofundado, único e rico em detalhes sobre o que sua empresa. Já o modelo de negócio leva tempo e envolve uma aprovação ou reconhecimento de mais contribuintes ou colaboradores da empresa.

Aprenda a fazer um plano de negócios

Para iniciar o seu planejamento, tente responder a princípios essas 3 perguntas: 

  • Qual o seu produto a ser oferecido e o valor atribuído a ele no mercado? 
  • Que tipo de público pretendo atingir ? Como posso abordar meus clientes e contatos? 
  • Quanto poderei gastar para expandir o meu produto e como posso coloca-lo para funcionar? 

Assim que conseguir responder todas as essas perguntas, utilize uma plataforma visual para organizar e ter controle dos seus próximos passos. Atualmente existem diversos meios midiáticos como planners e agendas on-line para orientar melhor e ajudar na estrutura do seu conteúdo. Tente criar tabelas que contenham divisões com pautas como: definição de atividades e metas, propostas de valor, segmentos a serem utilizados para com os clientes e estrutura de valor do produto.

Conheça alguns autores que contam um pouco mais sobre Modelo de Negócio

Busines Model Generation

O livro Busines Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios, é um manual prático e inspirador para qualquer um que busque aprimorar um modelo de negócios ou desenvolver um novo. Ele ensinará a você técnicas de inovação poderosas e práticas utilizadas hoje pelas empresas líderes no mundo. Você aprenderá a compreender, projetar e implementar sistematicamente um novo modelo de negócios – ou analisar e renovar um antigo. Esta obra é para aqueles que estão prontos para abandonar o pensamento ultrapassado e abraçar modelos modernos e inovadores de criação de valor: executivos, consultores, empreendedores – e líderes de todas as organizações. 

Organizações e Processos, Guia Prático: Reinvente sua empresa

Escrito por Denio Portela, o livro é um guia para transformação de estrutura organizacional, com baixo custo, saindo de uma estrutura funcional(Vertical) para um modelo de organização baseado em processos. São diversas iniciativas para melhorar o desempenho das empresas tem fracassado, pois utilizam apenas mudanças na estrutura hierárquica, esquecendo que o resultado depende também da cadeia de produção ou serviço e portanto da implantação ou alteração de processos. Esta obra apresenta como o autor conseguiu transformar através de métodos e boas práticas, estruturas funcionais com baixa produtividade, em organizações eficientes.

Business model you: o modelo de negócios pessoal

O método de uma página para reinventar sua carreira e a si mesmo, o best-seller mundial Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios introduziu uma maneira visual única para resumir e criativamente debater qualquer negócio ou ideia de produto em uma única folha de papel. Business Model You: O Modelo de Negócios Pessoal usa o mesmo método poderoso de uma página para ensinar aos leitores como desenhar “modelos de negócios pessoais”, que revelam novas formas de suas habilidades serem adaptadas às necessidades de mudança do mercado para revelar novas e mais gratificantes possibilidades na carreira e na vida. Produzido pela mesma equipe que criou o Business Model Generation, este livro é baseado na metodologia Business Model Canvas, que rapidamente se tornou referência mundial quando se fala de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *