Durante o período de inverno o carro consome mais gasolina?

O frio podem alterar o funcionamento do veículo no período de inverno.

No período de inverno, os cuidados com o seu veículo são essenciais para o bom funcionamento do motor. A manutenção preventiva é fundamental para evitar possíveis danos maiores. Por isso a Mobili te explica hoje porque estar atento às condições climáticas é importante para a economia do condutor e para o seu carro. 

Período de inverno: Como afeta o funcionamento do carro?

De acordo com a Poli-USP – Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – durante o inverno, a pressão de ar dos pneus pode diminuir com baixas temperaturas. Essa diminuição faz com que o pneu do veículo tenha baixa resistência em seu rolamento.

Desse modo, o carro então, manda, automaticamente, mais energia para fazer com que o pneu exerça a sua função. Assim, a fricção do esforço do pneu na pista demanda mais força, ou seja, puxa mais combustível. 

Densidade do ar durante o inverno.

Neste caso, quando o clima está muito frio, a densidade do ar pode aumentar e crescer a resistência da aerodinâmica do veículo. Esse fenômeno pode ocorrer também em casos que envolvam o motor. 

O óleo do motor, por exemplo, pode ficar mais denso e viscoso durante a força excessiva do uso do sistema. Desse modo, com lubrificantes mais densos, o veículo gasta um pouco mais de combustível para mover o óleo dentro da caixa de câmbio ou do motor.

Período de inverno afeta o sistema elétrico?

O inverno pode atingir também o sistema elétrico do seu veículo. Aqui, a situação pode se complicar um pouco mais. Quando há o uso de lubrificantes densos, o carro também gasta mais combustível. Isso acontece quando há a troca do óleo dentro da caixa de câmbio. 

A bateria também pode ser afetada caso o condutor necessite constantemente ligar o aquecedor. Se isso acontece muito, preste atenção na durabilidade da bateria, já que elas perdem carga em no frio. 

Afinal, como preservar meu veículo desses danos ?

A Mobili aconselha em situações de baixas temperaturas, que o condutor estacione e mantenha longe o veículo de áreas que podem submeter o carro a baixas temperaturas. Dê preferência para garagens cobertas e claro, não aqueça o motor antes de dar partida. Uma vez que atualmente, os sistemas de veículos existentes regulam a temperatura do motor a todo instante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *