Pneu Remold: Entenda se o uso é seguro e se vale a pena o consumo

Popular no mercado de automóveis, a peça vem sendo considerado uma ótima opção para situações inesperadas do dia a dia

Por ser um item de baixo custo comparado com os demais tipos de pneus, o Remold é caracterizado por ser reciclado e remoldado com a base estabelecida de pneus usados e descartados. Com relevância no Brasil, o modelo também é popular em países Europeus e na América do Norte.

O custo de pneus comuns e convencionais aqui no Brasil vem aumentando cada vez mais com base na baixa produção de veículos e a baixa da economia. 

Hoje a Mobili te explica se vale a pena a compra, se é seguro em seu veículo, se a troca do consumo é a melhor opção e te mostra como identificar os melhores lugares para adquirir o produto para não pesar no seu bolso. 

O que é o pneu remold? Como ele é feito?

O pneu remold vem do significado de remoldado e é, necessariamente, o reaproveitamento de pneus desgastados ou usados. Dessa forma, o remold recebe uma nova cinta e liga de rodagem. Com a chegada das carcaças do pneu na fábrica, é realizada uma avaliação e seleção das peças. 

Ainda assim, para obter mais segurança, os fabricantes utilizam uma câmara para fazer a aplicação de uma camada de cola líquida específica para o procedimento e logo depois uma camada de borracha.

Passando por esse processo, o pneu se torna uma peça de reutilização, gerando benefícios ao meio ambiente, por se tratar de uma material reciclável e benéfico para as empresas que os produzem. 

Onde comprar ? O que observar antes de aderir ao material?

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que o pneu remold não pode vir de uma mão de obra com defeitos. Por isso, prefira ir em busca de informações do local que irá realizar a compra e a sua procedência.

Rodar com pneu em péssimas condições pode gerar ao condutor uma multa. Por isso, busque os pneus remoldados que possuem em sua lateral o selo oficial do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Além disso, é de extrema importância pesquisar a origem das empresas especializadas no processo de fabricação do pneu remold.

Estar atento a essas informações irá te garantir mais segurança para utilizar em seu veículo. Isso porque, por mais que o remold passe pelo processo de reutilização, ele não terá a mesma qualidade do que um pneu de fábrica.

Logo, a durabilidade de uso deste item costuma ser mais baixa do que o recomendado, entre 30% a 50% em comparação com os modelos padrões. Esteja atento a origem de produção e se é válido a sua naturalidade, é verificar as informações que estarão na lateral do pneu. 

O pneu remold é indicado para qualquer tipo de veículo?

Apesar de ser um material reciclável, e obter o selo do Inmetro, o pneu remold é indicado apenas para veículos leves, como carros de passeio e comerciais, como por exemplo, carros e vans.

Entretanto, é proibida a sua utilização em veículos de carga pesada ou que são usados apenas por uma pessoa. Assim como veículos de competição, motocicletas, ciclomotores, agrícolas, bicicletas e afins.

O pneu remold só é indicado em caso de uso de extrema necessidade do condutor ou caso o mesmo não consiga realizar uma compra de um novo pneu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *