Pneus que influenciam na segurança e no desempenho do seu carro

Conheça pneus que dão maior suporte para diferentes tipos de veículos.

A tecnologia está cada vez mais acessível e adaptável para o mundo automotivo. Os pneus, que são itens essenciais para a segurança do condutor, estão ganhando formas e características diferentes que podem auxiliar no melhor desempenho dos carros. 

A Mobili te conta hoje qual a melhor escolha para o seu veículo, a maneira correta de observar os itens essenciais em um pneu e a importância de estar atento a isso. 

Modelos de pneus

Abaixo listamos os principais modelos de pneus que garantem segurança para condutores e veículos.

Pneu esportivo

Para veículos comuns, o pneu esportivo faz contato com o solo e tem novos compostos que trazem benefícios. Eles deixam a estrutura do pneu mais rígida para garantir uma maior área de contato e um desgaste mais uniforme, 

Com materiais como carcaça híbrida e nylon, o mesmo material que se usa em colete de balas, em pequenas movimentações, se percebe as diferenças. Dessa forma, com esse modelo, o veículo ao receber o comando de freio, não se desloca e nem derrapa na pista. 

Se houver uma curva e ocorrer o giro do pneu durante o freio, é perceptível a aderência do pneu ao solo, pois ele não escorrega, tornando-se reativo ao comando de freio. 

Esportivo em manobras de frenagem em pista molhada

Esse modelo de pneu para em média, antes da sua versão antecessora, no limite de 2 metros de distância, o que pode fazer diferença nesse tipo de situação. O resultado é a matéria desse composto: a sílica, que gera estabilidade para o veículo. 

O design do pneu também faz a diferença. No composto de borracha, o importante é o desenho. Quando há a profundidade e distância entre os sucos, fica fácil drenar a água da pista que vai para o pneu. 

Entretanto, cada desenho tem uma função para a segurança do condutor e veículo. Dentre elas, esteja atento aos desenhos laterais, serão elas que irão garantir que o pneu continue freando com excelência em situações de aquaplanagem, apesar do desgaste natural deles. Esse tipo de desenho ajuda a aumentar a longevidade do pneu. 

Pneus monstrain

Esteja atento também ao recorte dos gomos, característica de pneus monstrain. Em carros SUV, é importante optar por pneus que tenham o recorte de gomos com espaço.

Dessa forma, isso ajuda no não entupimento de lama em trilhas ou outros de pista no pneu. O que causa estabilidade do veículo em percursos. 

Entretanto, esse tipo de pneu tem uma construção reforçada, mais cintas e um tecido diferente, robusto, para aguentar o impacto da pista. O desenho dos gomos é importante porque evita a perfuração do pneu, da tração e tem auto limpeza. 

Pneus borrachudos

Já para carros elétricos, os pneus aderidos, como os modelos borrachudos, precisam suportar o peso de até 2 toneladas do motor. Assim, nesse caso, o pneu tem que ter mais resistência nas suas laterais e mais aderência. 

Os gomos devem possuir os traços laterais de tamanhos e distâncias diferentes para minimizar o ruído do freio. E claro, não se esqueça de checar a etiqueta de qualidade que vem com o pneu. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *