Roubo e furto: Entenda a diferença

Saiba o que fazer se o seu veículo passar por alguma dessas incidências

Sabemos que vivenciar esses acontecimentos é desconfortável para o condutor ou proprietário do veículo que, às vezes, não obtém suporte devida como a proteção veícular. Além disso, é importante compreender esses termos para facilitar o seu registro de boletim de ocorrência ou para acionar assistência. Por isso, a Mobili te explica hoje a diferença entre roubo, furto e te conta sobre uma terceira forma ilegal de se apossar de algo que não é de propriedade direta.

Roubo

Imaginamos aqui que em uma sexta-feira à noite você combinou de sair e jantar com seus amigos e para isso ofereceu carona para um deles. Chegando no portão da residência, você é abordado de forma violenta e com ameaças por um assaltante que, através de falas agressivas, tire você do seu carro e leve-o com ele. Essa ação, propriamente dita, se caracteriza como roubo. 

Dessa forma, o roubo é quando o indivíduo ou vítima presenciou e está ciente que o seu bem material está sendo retirado de si mesmo sem permissão, diante uma grave ameaça, violência ou por um meio que diminua a chance de resistência da vítima. Essa ação é prevista no Código Penal, segundo o artigo 157, sob pena de até quatro anos de prisão. 

Furto

Diferente do roubo, na qual o condutor ou terceiros está presente na hora do acontecimento, no furto esse fato é ausente, e o proprietário não está ciente do que ocorreu. A pena prevista no artigo 155 do Código Penal prevê a pena de  reclusão, de um a quatro anos e multa. Ainda assim existem dois tipos de furtos a serem identificados. O furto qualificado e o furto simples. 

No furto qualificado é reconhecido destruição ou rompimento, fraude ou utilização de outros objetos para subtrair ou arrombar o veículo. No furto simples não há a constatação de uma violação, apenas a retirada do seu bem material. O Código Penal define como a ação de tomar um ou mais bens alheios, seja para si mesmo ou para outras pessoas, sem o consentimento do real proprietário desses bens.

Por isso é sempre importante estar ativo com o seu veículo de forma segura. A Mobili proporciona benefícios exclusivos para seus associados e garante cobertura exclusiva para furto, roubo, colisões, acidentes, contra terceiros, entre diversas outras assistências. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *