Técnicas de venda

Confira 5 técnicas de vendas e atendimento que trazem resultados para consultores no dia a dia.

De acordo com o curso de técnicas de vendas da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI), técnicas de vendas são alguns procedimentos testados, na teoria e na prática, que são efetivos na concretização de uma venda. Tudo isso, na qual auxilia o fechamento da compra durante a etapa desse processo, seja na captação, negociação, contorno de objeções, fechamento e, até mesmo no período de pós-vendas. 

Por isso a Mobili te conta hoje, cinco dicas de técnicas de vendas e atendimento que podem trazer bons resultados para consultores durante o período de planejamento e fechamento de vendas. 

Entenda o que o seu cliente busca dentro do produto que você oferece.

Não adianta você vender um excelente produto que contenha diversos benefícios, se ele, talvez, não se aplique a algumas determinadas pessoas. Antes de tentar vender algo, você precisa entender o que o seu cliente busca. Atente-se a ideia que você, como consultor de vendas, estará lá para tentar resolver o problema do cliente da melhor maneira possível. 

Técnicas de vendas também consiste em focar nos benefícios.

Logo após identificar o problema, busque apresentar a ideia de que o seu produto pode ter as vantagens e características capazes de solucionar a questão. Dessa forma ele irá conseguir enxergar solução para ele e para os problemas de outros contatos, que possam estar na mesma situação. 

Por exemplo: Se você é um consultor e o seu cliente precisa de uma proteção veicular, mas o orçamento para o mesmo se encontra fora do preço convencional de outros lugares, ouça com atenção quais são as demandas e logo após apresente a solução. Tudo isso de forma fácil e sutil, mas resultado de uma técnica de venda chamada está disponível. 

Atente-se aos possíveis impedimentos do fechamento da compra do produto.

Mesmo que você tenha solucionado o problema do seu cliente, esteja atento aos possíveis impedimentos da finalização do contrato.  É importante ficar claro essa questão, porque, por mais que seja vantajoso você falar dos benefícios, outras justificativas podem ser fatores aliados para você. Não se esqueça de estar disponível e dar um bom atendimento. Você se tornará referência para o cliente se criar um bom relacionamento com ele. 

Entender e contornar as objeções do cliente está presente nas técnicas de vendas.

Objeções não significam rejeição do produto. Caso se depare com um desses acontecimentos, entenda que, se for uma objeção, você poderá tentar contorná-la mostrando valor. Mas, se for uma rejeição, recue momentaneamente. 

Neste caso, uma objeção se caracteriza como um motivo para não comprar o seu produto. Dessa forma, você poderá analisar, ouvir com atenção e tentar solucionar este caso. Mas se for uma rejeição, como algo que esteja fora do alcance de resolução até mesmo do próprio indivíduo, dê espaço para que, em um futuro breve ou distante, haja meios de se resolver. 

Não se esqueça dos meios de apresentação do seus negócios.


Por fim e não menos importante, compreenda que estar com o seu produto atualizado é uma técnica de venda essencial para mostrar como o seu produto é atualizado e perspicaz. Abuse das plataformas digitais, da comunicação assertiva e do atendimento direto e indireto, seja pelas redes sociais ou presencialmente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *