Comprar carro usado é um bom negócio? Confira dicas para verificar antes de realizar uma compra

Saiba o que verificar antes de comprar um carro usado e fazer um bom negócio

Atualmente a busca e compra por veículos usados ou seminovos vem crescendo cada vez mais no país. Ainda assim, para comprar um carro usado e garantir vantagens sobre o seu veículo, é necessário realizar algumas observações e checar a garantia de todos os componentes.

Examinar se o carro já sofreu alguma colisão, roubo ou troca de peças indevidas,se possui pendências jurídicas e se vem com o manual do proprietário e chave reserva, é um dos procedimentos essenciais antes da compra. Por isso, a Mobili te dá algumas dicas de como fazer um bom negócio para não ter desvantagem no seu bolso. 

Qual o local ideal para a compra do seu carro usado 

Se está em dúvidas do melhor lugar para fazer a sua compra, então a Mobili te responde: prefira uma loja de revendas ou uma concessionária. Geralmente esses lugares possuem a experiência para identificar as documentações necessárias e ser mediadora das ofertas de venda. Locadoras de veículos também podem possuir bons negócios, uma vez que costumam revender ou adquirir veículos de um único dono ou uma determinada concessionária. 

Partes externas do veículo: o que observar? 

Na hora de observar todos os itens do veículo, fique atento aos elementos de segurança como a embreagem, o motor, a validade do extintor, condições do estepe e o nível de óleo. Verifique o funcionamento dos vidros, condições de pintura, ruído na cabine, vibração do volante, a alavanca de câmbio e o desgaste dos pneus.

Lembre-se de checar o manual do carro! Nas últimas páginas você consegue identificar os locais reservados para as etiquetas de revisão da concessionária que foi realizada a primeira compra. Os selos devem estar preenchidos, se não estiverem, significa que as revisões não foram feitas no período certo. 

Esteja atento na compra de carros usados que enfrentaram enchentes ou colisões 

Carros que sofreram algum dano são, por muitas vezes, facilmente recuperados e colocados à venda rapidamente, principalmente nas lojas de revenda ou seminovos. Se o carro foi consertado nas mãos de bons profissionais, é possível perceber alguns detalhes que entreguem se o carro passou por colisões, acidentes ou enchentes.

Se o carro passou por alguma dessas opções, busque analisar o cheiro do veículo. Parece cômico, mas após uma enchente, é normal que o carro tenha um forte odor de poeira ou mofo. Veja debaixo do estepe se o macaco e a chave de roda não estão enferrujados demais.

Se você quer saber se houve sérias colisões, esteja atento ao alinhamento do porta-malas, lateral do veículo, alinhamento de portas e o capô do carro. Não esqueça que às vezes é necessário a pintura após conserto, sendo assim, verifique os tons da pintura e olhe os parafusos das portas e das tampas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *