Entenda o funcionamento da Taxa de Rateio.

A taxa é importante para a distribuição dos valores na mensalidade da proteção para o seu veículo.

Muitas associações aplicam o método para a definição do valor mensal da proteção veícular para o associado. A taxa de rateio consiste na ideia de divisão de forma proporcional de custos e gastos que a empresa obteve durante um certo período e destribuido para os associados.

O cálculo e a distribuição é de extrema importância para a continuação do bom funcionamento da associação e da prestação de serviço e benefícios oferecidos. A Mobili te explica como funciona.

A importância da taxa de rateio para o seu bolso. 

Com o objetivo de identificar pontos necessários e gastos excessivos, a aplicação do rateio tem a capacidade de diminuir desperdícios, aumentar ganhos de tempo, material e potencializar os lucros. Essa é uma ação estratégica e que resulta em eficiência e qualidade no produto ofertado. A taxa de rateio portanto é essencial para garantir a cobertura das despesas que se referem à produção e benefícios ofertados. 

O rateio vai permitir que a associação indenize algumas situações de cobertura previstas dentro do termo de amparo, como furto, roubo, colisões, acidentes ou desastres da natureza. Dessa forma, cada associado poderá pagar na mensalidade um valor correspondente à cotação do seu veículo. Vamos a um exemplo.

Agora, imagine que a cota do seu veículo seja equivalente ao valor fixo de R $10,00 para cada 10 mil reais aplicados em cima do valor do veículo de acordo com a tabela FIPE. Desses 10 mil reais você irá pagar o valor correspondente a uma cota. Caso o valor de mercado do seu veículo seja 20 mil, você irá efetuar o pagamento de duas cotas ou o valor de R $20,00. 

Saiba o que a taxa de rateio cobra todo final do mês

Ao final do mês, a associação faz a soma de todos os gastos, como serviços em oficinas, a utilização do reboque e despesas de urgência. Essas por suas vez são preferencialmente pagas no valor total à vista. Além disso, existe a taxa de administração e taxa de benefícios que foram contratados. Entre eles, a utilização da assistência 24h, na qual faz a cobertura de pane elétrica, troca de pneus, chaveiro, táxi, carro reserva, rastreamento veículo, entre outros.  

Sobretudo, a contratação mensal desses serviços pelos associados, entrarão na mensalidade, de modo que todo o plano faça a cobertura aplicado no valor da cotação do seu veículo.

Por que a mensalidade sofre variações de preço?

Os benefícios contratados fazem parte de uma categoria de custos inclusos na mensalidade e por sua vez não oscilam, cada serviço é cobrado à parte e tem valores que são pré estabelecidos pelo contratante. A mensalidade pode sofrer pequenos ajustes e uma baixa variação de valor e só será possível devido à taxa de provisão de gastos da Associação. Essa variação aplicada poderá ser feita entre 0,1% a 1% em cima do valor da cotação. 

A Mobili orienta ao futuro associado a estar sempre em contato com o seu consultor ou com a equipe de atendimento da sua proteção veícular. Com eles você pode tirar dúvidas, entender melhor sobre os ocorridos referentes ao mês e buscar melhores opções de pagamento que cabem no seu bolso. Para aqueles que ainda não possuem proteção para seu veículo, entre em contato com um consultor e conheça a Mobili. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *