Extintor automotivo é obrigatório

Apesar de ser opcional há mais de 5 anos, usuários que decidirem portar o extintor automotivo deverá seguir algumas regras

Manutenção preventiva é essencial para o bom funcionamento do seu veículo e garante segurança para multas de última hora. Sendo assim, a Mobili te conta hoje a respeito de um item essencial que se deve ter em um  veículo mas que não é necessariamente obrigatório, o extintor automotivo. 

É obrigatório o uso do extintor automotivo ?

Em outubro de 2015, o extintor de incêndio virou item não essencial para o uso em veículos de passeio e veículos utilitários em todo o Brasil, de acordo com a resolução 556/2015 do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran. Entretanto, aqueles motoristas que fazem questão da utilização do item em seu carro, precisam seguir algumas regras. 

Contudo, o extintor de incêndio continua sendo item de uso obrigatório para veículos longos, de carga ou que transporte e seja de uso coletivo, como caminhões e ônibus.  

Extintor automotivo BC ou ABC ?

A Resolução 556/2015 determina que o extintor seja carregado obrigatoriamente com carga de pó químico do tipo ABC. Diferente do tipo BC, que antes era utilizado em veículos e não suportava chamas em locais sólidos, o ABC é apropriado para combater incêndios em qualquer local. Além de  abafar o fogo, interromper a cadeia de combustão e não conduzir eletricidade. 

Mesmo não sendo obrigatório, posso levar multa de acordo com o que tenho em meu veículo?

Para estar com o extintor em dia, verifique a data da validade e fiscalização. O indicador de pressão, a integridade do lacre, a ausência de pontos de ferrugem, amassados. Esteja atento também a presença de marca de conformidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). É necessário que ele esteja fixado em local adequado e dentro do prazo de validade.

Caso não esteja dentro desses respectivos acordos, o condutor poderá ser autuado por infração grave. Com multa no valor de R $195,23, cinco pontos no prontuário e retenção do automóvel para regularização. Por isso, mantenha a manutenção preventiva do seu veículo sempre que necessário periodicamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *