Multa por pneu careca: Saiba sobre os riscos e penalidades por dirigir com o pneu errado

Entenda sobre os valores gastos para o concerto e os riscos

Sabemos que dirigir com um veículo em péssimo estado e sem manutenção periódica pode causar danos financeiros e físicos para o motorista. Conduzir um carro, uma moto, van ou um ônibus nessas condições oferece ao condutor grandes riscos durante o seu trajeto, além disso você pode entrar em grandes problemas com o Detran e a Polícia Rodoviária, podendo obter multas que irão prejudicar o seu bolso. A Mobili te apresenta algumas dicas para manter as rodas do seu veículo em bom estado. 

Multa por dirigir pneu careca existe? 

Quando o veículo possui um pneu careca e circula em vias com piso molhado, a água que permeia a roda não tem para onde vazar. Se essa água permanecer no pneu, será extremamente complicado que o condutor consiga frear e ter controle sobre a situação, podendo gerar riscos aos motoristas ao seu redor e provocar um acidente ou colisão grave. 

Sendo assim, o condutor assume o risco de ser multado de acordo com o art.230 inciso XVII do CTB – Código de Trânsito Brasileiro – na qual classifica como infração grave dirigir um automóvel em péssimas condições de uso. O valor da multa fica a partir de R$195,23 mais retenção do veículo e cinco pontos na CNH. 

Cuidando dos pneus de forma adequada 

Estar atento a manutenção do seu veículo e a durabilidade das peças é essencial para uma direção defensiva e com cuidado. Realize 1x por semana uma checagem em cada um dos pneus, se notar diferença na qualidade ou desgastes, procure o seu mecânico de confiança. Verifique se há rasgos nas bandas de rodagem ou bolhas na borracharia. 

Não se esqueça de calibrá-los uma vez por semana e observar a marcação de TWI. O TWI é a identificação de três letrinhas que indicam o nível de desgaste do seu pneu na linha de rodagem. Se a borracharia estiver desgastada nas letras, então você já pode realizar a troca dos pneus do seu veículo. 

Caso sinta necessidade ou segurança, leve o seu carro a uma loja de pneus de confiança a cada 5 ou 10 mil km para fazer o rodízio dos pneus, alinhamento e balanceamento. Uma dica bem legal da Mobili é utilizar uma moeda de R$1,00 para verificar a profundidade da espessura. Se o lado dourado da moeda ficar à mostra, seu pneu não está em boas condições de uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *