Como perder o medo de dirigir: conheça algumas dicas que poderão te ajudar

A Mobili te mostra como ser um condutor de veículos sem ter receios do que está ao seu redor 

Nem todo mundo nasce sabendo como ser um excelente motorista, não é mesmo? Conduzir um veículo não é a atividade mais fácil do mundo. Por isso é sempre necessário toda a preparação física e mental para tal ação. Desde o início precisamos de aulas especiais nas auto-escolas, teste psicotécnico, exame teórico e exame prático admissional. Mas ainda assim, nem todo mundo consegue sair bem logo de primeira. 

Para saber como perder o medo de dirigir, é necessário entender as principais causas. Algumas pessoas possuem inseguranças e traumas, elas podem vir acompanhadas por um medo ocasionado por um trauma como um acidente ou o receio de não estar totalmente em posse do veículo, como a sensação de independência ao estar no comando de um carro, por exemplo. Por isso, a Mobili te apresenta algumas dicas de como perder o medo de dirigir e ser mais confiante no trânsito. 

Procure um psicólogo para você entender como perder o medo de dirigir 

Parece um assunto bobo para ser tratado com um psicólogo, mas às vezes, o que parece ser um leve medo, pode ser consequência de um trauma vivido no passado. Atualmente existem profissionais da área de psicologia, especialistas no assunto de Amaxofobia. Essa fobia se resulta no medo excessivo de estar em um veículo ou na prática de direção. Algumas pessoas que têm essa disfunção apresentam enorme desconforto ao ficarem dentro do veículo, chegando até a sentirem falta de ar. 

Faça novas aulas de direção 

Mesmo após obter a sua habilitação, solicite ao seu instrutor mais aulas práticas para a sua segurança. Se você ainda se sente inseguro para estar de frente ao volante, talvez signifique que ainda não esteja pronto para lidar com qualquer trânsito ou qualquer situação. Nas auto-escolas existem treinamentos especializados para condutores com carteira de habilitação, que buscam melhorar as técnicas e aprendizados ao longo do curso. Contar com a ajuda deste profissional te ajudará a perder o medo de dirigir e você ganhará mais confiança para dirigir por onde quiser. 

Tenha assistência 

Muitas vezes pegar estrada, trânsito em vias precárias ou presenciar um acidente, causa um bloqueio mental para o condutor e contribui no aumento da insegurança para a circulação no veículo. Porém, há meios iniciais que podem te garantir segurança para transitar por onde você deseja. A nossa primeira dica é a necessidade e importância de obter uma proteção veicular. 

Ser cliente de uma associação de proteção veicular vai te dar a autonomia e segurança para contar com a assistência 24h diante de qualquer situação e, principalmente, ter a garantia que seu carro, moto, van ou ônibus, esteja protegido de qualquer dano sujeito. Muitas associações oferecem cobertura para roubo, furto, colisões, acidentes, desastres da natureza, pane elétrica, entre outros, a fim de proporcionar total segurança para o condutor e o veículo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *