Placa de Pare: você sabe o verdadeiro significado?

Placa de pare da regulamentação tem importância e significado além de somente fazer a parada do veículo

Placas de trânsito são essenciais para o bom funcionamento do trânsito de vias públicas ou estradas e para garantir maior atenção aos condutores de veículos. Estar atento a todos os sinais significa atenção e aprendizagem. Diferente do que muitos pensam, respeitar a sinalização é um conhecimento que deve ser perpetuado e aplicado desde as aulas de legislação até para os pedestres.

Por isso, a Mobili te conta hoje a importância, história e a necessidade de uma placa bem conhecida para todos: a placa de pare! 

Placas de regulamentação

Vermelhas, com fundo branco e formato arredondadas. Outra em específica, a famosa placa de parada obrigatória, carrega características com um formato hexagonal, fundo vermelho e letreiro branco.

Todas estas integram o grupo de placas de regulamentação e são definidas para reger o condutor e seu veículo, ou seja, utilizadas para limitar, proibir avançar e indicar obrigações. 

Violar esse grupo de placas é considerado infração de acordo com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro – e pode resultar em multas, penalidades e até a suspensão da carteira de habilitação. Ainda assim, as placas de trânsito podem ser divididas em sete categorias, apresentando cor e formas distintas. 

Placa de pare vermelha

Identificada também como placa R-1, a placa de parada obrigatória deve ser usada em situações diversas. Assim como em passagens que não possuem semáforo, onde há risco de acidentes, em vias preferenciais ou com grande volume de tráfego em determinada região geométrica.

Além disso, a placa de pare vermelha deverá sempre ser posicionada de forma estratégica, sendo sempre colocada ao nível mais próximo do ponto de parada de um veículo, em pistas ou vias que apresentam condições ruins de visibilidade para a placa e em pistas de sentido único, com duas ou mais faixas de trânsito. 

Entretanto, há diferenças nas colocações das vias em perímetro urbano e rural. Na área urbana, a placa se encontra no meio-fio ou do bordo da pista transversal. Em zona rural ou em estradas, a placa de pare vermelha deve ser colocada a 1,5 m ou no máximo 15,0 m do prolongamento do meio-fio ou do bordo da pista transversal.

Diferença entre a placa de pare vermelha e amarela

Diferente da placa de pare vermelha que significa regulamentação, a placa amarela A-15 designa à uma parada obrigatória à frente. Essa estará alertando o motorista a possível existência em vias seguidas, se caracterizando no grupo de placas de advertência.

A placa R-1 tem formato octogonal, enquanto a placa A-15 tem formato quadrado inclinado. A diferença entre elas é bem simples, mas ainda assim é bem comum dúvidas em motoristas iniciantes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *