Placas Mercosul

As placas Mercosul podem ser comprada em outro estado? Qual o seu objetivo?

No início de 2020 as novas placas de identificação veicular foram alteradas de acordo com a Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que dispõe sobre o novo sistema de PIV, ou seja, as novas placas Mercosul. 

Entretanto, os gastos gerados em cima do novo item a ser atualizado pelos condutores, necessariamente, não se enquadram obrigatoriamente a qualquer motorista brasileira. A Mobili te explica hoje como economizar na substituição e quem deverá adotar a nova regra. 

Saiba quando é necessário a alteração.

Apesar da nova resolução, a adoção das placas Mercosul é obrigatória apenas em seguintes casos: Quando há o primeiro emplacamento do veículo, mudança de categoria, roubo, furto, extravio ou dano da placa. Mudança de unidade federativa e instalação da segunda placa traseira. 

Contudo, a alteração pode ser realizada fora desses padrões aquisitivos. Basta que os proprietários dos veículos desejem a mudança e isso poderá ser feito no período da manutenção preventiva do veículo. Para isso, a compra da placa Mercosul deverá ser feita no município que o dono do veículo irá registrá-lo.  

Saiba como fazer o emplacamento das novas placas Mercosul. 

  1. No site do Departamento de Estadual de Trânsito (Detran) do seu município, acesse o formulário eletrônico de emplacamento e selecione o tipo “como primeiro emplacamento”. 
  2. Preencha o formulário eletrônico e clique em “Solicitar”. 
  3. Com a ficha de cadastro emitida, confira as informações, imprima-a e assine. 
  4. Logo após, clique em “Confirmar”. O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) será emitido e realize o pagamento na rede bancária credenciada. Depois faça o agendamento da vistoria – obrigatória em alguns municípios.
  5. Dirija-se à Unidade de Atendimento do Detran para realização da vistoria.
  6. Vá ao setor de emissão de documentos da unidade de trânsito e solicite a autorização para compra de placas.
  7. Após a compra das placas, na qual o proprietário deverá providenciar a fixação, basta retornar à unidade de Atendimento do Detran.
  8. Solicite a emissão do Certificado de Registro de Veículo Eletrônico Digital (CRV-e).

Valor e distribuição dos caracteres das placas Mercosul.

Cada estado pode obter um valor diferente das placas Mercosul. Por exemplo, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais,o par das chapas para carros varia de R $80 a R $200.

Na transição das placas cinza para Mercosul, é feita a substituição automática do segundo caractere numérico por uma letra, conforme padrão pré-estabelecido. No caso de substituição do padrão há a troca do antepenúltimo caractere de número para letra, a fim de que haja uma relação direta entre a antiga e a nova placa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *