Retrovisor digital

Saiba como o retrovisor digital funciona e como adequar ao seu veículo

A tecnologia automotiva está cada vez mais atualizada e preparada para as necessidades de novos condutores.  A mais nova invenção para os carros, vans, caminhões e motos, é o retrovisor digital, que funciona como substituto do retrovisor tradicional de fábrica e está fazendo sucesso entre motoristas de todo o mundo. 

Por isso, a Mobili te conta hoje um pouquinho mais sobre esse item que promete trazer praticidade e comodidade, proporcionando uma visão ampla e sem obstruções no trânsito no dia a dia. 

Retrovisor digital: O que é? 

Apesar de já estar no mercado há alguns anos, muitos motoristas ainda não sabem sobre a funcionalidade desta peça. Os retrovisores digitais utilizam imagens em alta definição da área externa do veículo. Eles proporcionam uma visão completa do ambiente e do que está em volta. 

E falando em tecnologia, as empresas Mercedes-Benz e Audi foram as primeiras a implementar a nova função em seus veículos. Este tipo de retrovisor proporciona uma visão mais ampla e sem obstruções durante o trânsito. 

Benefícios e qualidades dos retrovisores digitais

Além de contribuírem para a segurança, já que proporcionam para o motorista, a visão de diversos ângulos, os retrovisores digitais são capazes de reduzir o arrasto aerodinâmico e do consumo, além de possuir a opção de visão noturna. 

Esse item também conta com o ajuste do brilho, ou seja, de forma automática ele controla a luminosidade da cabine. Conta também com função “vista para manobra”, que melhora o campo de visão em velocidades inferiores a 10 km/h. Geralmente, esse sistema ajuda o motorista a ter total visibilidade em dias chuvosos.  

O que diz o Contran a respeito do retrovisor digital

Dessa forma, no Brasil, o uso de retrovisores digitais é proibido em veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, triciclos ou motonetas. Apesar de ser um ítem fiel à tecnologia automobilística, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), prevê na Resolução 703/2017, o uso de monitoramento por meio de câmeras.

Entretanto, para que os sistemas de retrovisores digitais não sejam considerados irregulares, eles não podem causar distorções na imagem que possam confundir o motorista. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *