Saiba como trabalhar em casa sem dificuldades

Conheça as melhores alternativas e dicas de aplicativo que podem facilitar o seu trabalho em home-office

Em tempos de isolamento social, o trabalho remoto, freelancer e home-office, foi essencial para o desempenho entre diversos trabalhadores no mundo. Ainda assim, o conforto e o privilégio de trabalhar em casa nem sempre é uma boa opção de proatividade. Alguns fatores de distração como conversas paralelas entre os moradores da residência, hobbies, eletrodomésticos ou outras obrigações do lar, podem levar à desorganização e descontração no seu crescimento como profissional.

Pensando nisso, a Mobili separou algumas dicas importantes para te ajudar a estar mais presente no seu trabalho, mesmo permanecendo dentro de casa e estabelecer algumas regras de organização para você ir bem com a sua equipe. 

Trabalhar em casa é uma via de mão dupla

Muitas vezes, trabalhar em casa favorece o empregador e o funcionário. Isso porque a flexibilidade de horário e redução de gastos em benefícios e auxílio garante ao trabalhador o ponto de comodidade e qualidade de vida. Entretanto, nem todo mundo consegue ser organizado dentro desses aspectos, mas saber alguns pontos para melhorar seu desempenho pode ser a peça chave para você se dar bem neste momento. 

Defina melhor o seu horário e seu espaço

Nem todo mundo tem um escritório disponível em casa, não é mesmo? A dica aqui é você tentar encontrar um espaço que se sinta confortável para manter a sua criatividade no trabalho. Ter uma boa postura ajuda bastante no funcionamento das suas obrigações. Por isso, procure lugares que tenham uma mesa e uma cadeira, seja na sala, no quarto ou no espaço de lazer da sua casa. Isso vai te ajudar a separar de forma imaginária, o ambiente da sua casa com o do seu trabalho. 

Faça uma lista dos seus afazeres

Uma vez estabelecido o seu local de representação da mesa do seu trabalho, procure organizar a sua lista de tarefas. Tente dividir as prioridades entre os dias de entrega e revisão. Determine o horário da produção do seu conteúdo e conte com agendas ou planners para te ajudar na organização. 

Trabalhar em casa requer pausas

Às vezes, por estar em casa você pode sentir ou obter uma demanda maior nas suas tarefas. Por isso, a nossa dica principal é você saber a hora de parar e respirar. Apesar dos prazos de entrega, se a sua mente e seu corpo estiverem sobrecarregados, você não conseguirá produzir bons conteúdos como você gostaria. Respeite o seu limite e cuide de você. Lembre-se que para trabalhar em casa, é necessário as pausas, elas remetem a suas horas de descanso nos intervalos. 

Mantenha uma rotina matinal para trabalhar em casa

O maior erro do trabalho remoto pode ser a distração e desleixo na sua rotina na hora de despertar. Entenda que, se você se deixar levar pelos momentos de distração em casa de maneira contínua, a sua proatividade não será das melhores. Afinal, antes de ir trabalhar você não acordava cinco minutos antes de estar lá, não é mesmo? Mantenha o seu autocuidado e não se esqueça de estar presente quando for preciso. 

Se você não conseguir dentro do prazo, está tudo bem

Por último e não menos importante: se permita errar! 

Nem sempre estaremos 100% do tempo em boas condições de criação ou vendas e tudo bem. Às vezes se distrair com uma música, uma mensagem, uma notícia na TV ou uma conversa pode te demandar mais tempo e ocupar o seu horário de trabalho. Mesmo assim, entenda que isso não é o maior dos problemas. Respire fundo e volte para o seu espaço e tente se concentrar, da sua maneira. Trabalhar em casa é tentar não exercer mais do que você consegue. Aprenda a se policiar e a se permitir pedir ajuda quando achar preciso.

Aplicativos que podem te ajudar a trabalhar em casa

Trello

Com ele é possível organizar tarefas do dia, da semana e até do mês, gerenciando assim processos de uma equipe, com base em projetos, ou até de uma empresa inteira, com base em suas equipes, as possibilidades são tantas que pra explicar teria que fazer um manual de uso.

Google Drive

O Drive te oferece a possibilidade de armazenamento de material como textos, fotos, documentos e planilhas, proporcionando a opção de organização por data e título, de acordo com a sua necessidade. A plataforma é gratuita.

Spotify

Mesmo trabalhando em casa, é necessário o seu momento de intervalo. E ouvir uma música sempre ajuda a relaxar. O Spotify contém todas as músicas do Brasil e do mundo disponíveis gratuitamente para seus usuários. Claro que a Mobili tem playlists especiais por lá. Confira clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *